Nome: Air Tv
Número de Episódios: 13 Episódios
Gêneros: Drama
Estúdio: Key - Kyoto Animation
Categoria: TV
Air TV é uma série em anime, produzida pela Kyoto Animation, baseada na Visual novel Air, um jogo no estilo Dating Sim criada pela Key e lançada originalmente para PC. A versão original do jogo continha situações adultas e algumas cenas hentai. Posteriormente foram lançadas edições dubladas e sem o conteúdo hentai denominadas "All Ages Version" (para todas as idades) para PC, Dreamcast e Playstation 2.
Yukito Kunisaki é um jovem viajante que vive dos seus truques que faz com a sua habilidade para controlar um boneco sem fios, facto esse que encanta quase todas as crianças. Yukito viaja à procura da rapariga com assas que supostamente vive no céu, que está sofrer e precisa de ajuda, a qual a sua mãe contava quando este era pequeno.
Um dia chega a pequena vila, onde encontra algumas personagens curiosas, entre as quais Misuzu, uma rapariga que têm sonhos em que têm asas e voa pelos céus tal como a rapariga que Yukito procura. Encontra também Tohno Minagi, uma rapariga alta que parece ter problemas familiares, ou Kirishima Kano uma rapariga que têm um segredo oculto e que consegue compreender o que um cãozinho diz, o Potato.
É desta bela história que fala AIR TV na qual os dois primeiros episódios começam com um tom de comédia um tanto quanto elevado (partes cómicas devido à dupla Yukito e Michiru e que funcionam muitíssimo bem), mas que logo dá lugar a uma história épica, a uma história que nem os séculos puderam apagar. Anjos (raparigas aladas), céu, amizade, reencarnação, eternidade...
Mas o mais impressionante de AIR TV é como todas as personagens (todas, sem excepção), são misteriosas, introspectivas. Elas guardam dores imensas, dores incontáveis, sejam por uma infância triste ou pela perda de uma pessoa amada. AIR TV junta de forma soberba a tristeza e introspecção dos personagens com os seus raros momentos de alegria. Ao contrário do que o design dos personagens leva a crer, AIR TV é um anime que faz o espectador reflectir muito sobre algumas direcções que leva a vida.